![]() |
Acervo Pessoal |
Liderados pelo pupilo ideológico de Miles Davis, Joe Zawinul, o Weather Report é referência de fusion jazz.
Esse estilo foi muito difundido, principalmente nos anos 70 e 80, sendo responsável por uma “modernização” no jazz. O que zangou uma infinidade de puristas.
O que mais irrita os defensores do jazz, é que o fusion o mistura com o rock, gênero responsável pela decadência do jazz no gosto popular.
Se você considerar o tipo de rock que se fazia na época: hard rock, rock psicodélico e outros; já pode imaginar o que saiu desta fusão.
Teclados e efeitos em profusão, solos de guitarra com saxofone, percussão infernal e por aí vai. Mas não pense que é barulhento, não senhor! A qualidade dos músicos, arranjos e composições são primorosos.
Vários monstros sagrados passaram pelo grupo como o próprio Joe, Wayne Shorter, Jaco Pastorious, Alex Acuña e etc. Até alguns brasileiros célebres como Dom Um Romão e Airto Moreira.
O álbum Heavy Weather (1977) é fundamental para a história da música e vem com a marca registrada da banda: a faixa Birdland, que chegou até a virar hit (fato raro para jazz após os anos 70).
As outras faixas são uma explosão de criatividade e perícia nos instrumentos, culminando com a inspirada faixa Havona.
Destaco o som primoroso e agradável do baixo fretless executado por Jaco Pastorious.
*Publicado originalmente em 27/10/2009
De fato, uma banda grandiosa em seu auge. Fiz uma menção a tua postagem em: http://colecaodelps.blogspot.com/2015/10/heavy-weather-weather-report.html
ResponderExcluirBacana. Vou lá visitar!
Excluir