Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A Partida, Todo fim é uma oportunidade para recomeçar

Acervo pessoal
Quando se fala em "filme estrangeiro" (não norte-americano), em geral, não agrada ao público, pois logo vem a ideia de filme lento, difícil ou sem ação. Em resumo, filme para críticos ou cinéfilos. Ainda mais se, como este, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro (2009). Não pense isso sobre A Partida!

Aqui é contada a história de Daigo, um camarada que não anda com muita sorte na vida. É violoncelista numa orquestra que logo no início da narrativa é dissolvida, deixando o herói em maus lençóis.Com o apoio de sua simpática esposa, decide recomeçar a vida do zero em sua cidade natal.

Na busca por emprego, responde a um anúncio que aparentemente refere-se a uma agência de viagens, mas que na verdade é uma empresa que prepara defuntos para sua "partida". Ao descobrir a verdadeira viagem que se refere o anúncio, fica angustiado (o emprego é mal visto no Japão) e seduzido (o salário é excelente). Aceita o trabalho mas, por receio, não conta a ninguém sobre sua nova ocupação.

Seu patrão é uma figura singular. Taciturno porem espirituoso, coloca seu novo aprendiz em situações hilárias, transformando um aparente drama numa verdadeira "dramédia". Apenas quando as pessoas descobrem sobre seu novo ofício é que o filme passa a ter aspecto mais sério, deixando evidente preconceitos reais do Japão atual.

A trilha sonora é belíssima dando enfoque, obviamente, em músicas para violoncelo. Contém cenas que algum espectador desavisado achará inúteis, como quando Daigo sai para os descampados para tocar seu instrumento. Claro que quem tem alma de artista não concordará com essa visão.

As atuações não são ruins mas lembram algumas vezes o seriado do Jaspion (lembra?) dadas algumas expressões faciais exageradas típicas do show citado. A direção é super sensível, enquadrando os atores e cenários de forma muito delicada. 

O roteiro é agradável e marcante. Penso nele como se fosse uma sinfonia: um primeiro movimento alegre, outro triste, o terceiro esperançoso e o quarto é a redenção.

Em "A Partida" temos o encontro de filme artístico com entretenimento.
Oscar merecidíssimo, assista sem medo.

Veja o trailler - 




Ficha:
Título original: Okuribito
Ano: 2008
Origem: Japão
Direção: Yojiro Takita
Elenco: Masahiro Motoki, Ryoko Hirosue e Tsutomu Yamazaki
Roteiro: Kundo Koyama
Distribuição no Brasil: Paris Filmes
*Publicado originalmente em 26/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário