Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O brasileiro que mais vendeu discos no mundo!

Foto da Internet

O sujeito aí da foto, que circula pelo calçadão do Rio de Janeiro (eu acho), chama-se Maurício Alberto Kaisermann, já ouviu falar? Não?? Pois saiba que ele já vendeu mais de 160 milhões de cópias por 50 países! Isso é mais disco que a Xuxa, que o Roberto Carlos ou qualquer outro brasileiro já vendeu na vida.

O Maurício nasceu no dia da Independência do Brasil em 1951 e na data desta postagem comemora seus 66 anos. Continua em plena atividade profissional como cantor e compositor. Já gravaram suas músicas nomes como Julio Iglesias, Barbra Streisend, Richard Clayderman e também gigantes da música como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dionne Warwick, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, George Benson, Shirley Bassey, Leonard Bernstein, Filarmônica de Londres, Sinfônica de New York, Count Basie, Caetano Veloso e muitos outros.

A história dele é mais ou menos a seguinte: no começo da década de 1970 era moda cantores iniciantes tentarem se dar bem no mercado fonográfico adotando nomes artísticos em inglês e compor nesse idioma. Não sei o porquê disso, mas suponho que seja por conta daquela "síndrome de vira-lata" que muitos de nós brasileiros sofremos de valorizar muito o que é estrangeiro e desmerecer o que é nacional. Enfim, seja como for, o Maurício entrou nessa e ao invés de tentar se lançar como Maurício Alberto, preferiu ser chamado de Morris Albert e se deu muito bem! Reconheceu o cara agora? Ainda não?? Então sigamos com a história.

Ao que parece, Morris copiou na cara dura a melodia de uma música italiana, colocou uma letra em inglês e tentou a sorte. A emissora Globo incorporou a música na novela "Corrida do Ouro" (1974) e o sucesso foi tão estrondoso que rompeu as fronteiras e tocou pra caramba por toda a América Latina. Maurício, quero dizer Morris, então tentou a sorte no mercado estadunidense e foi de mala e cuia para lá em 1975. O sujeito se deu muito bem, sua música virou super hit (Top 6 da Bilboard Hot 100!!) e fez a vida dele.

Muitos e muitos anos depois, a justiça estadunidense o condenou por plágio por conta dessa música, mas aí a carreira dele já estava mais do que estabelecida. Atualmente ele vive na Itália e de vez em quando lança algum trabalho novo.

Ah, quase me esqueci! A música chama-se "Feelings" e segue abaixo pra você curtir!


7 comentários:

  1. Outro detalhe fundamental: "Feelings" ainda é uma das dez músicas mais gravadas e tocadas mundo afora. Um fenômeno como a "Escrava Isaura", o Pelé, o Ronaldo o Niemeyer e uns poucos outros!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil está com saudades das canções romanticas do Morris Albert. Espero que breve tenhamos a alegria de ouvir um novo single

    ResponderExcluir
  4. Morris Albert também emplacou a canção "She's my girl"

    ResponderExcluir