Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Gravador Portátil K7 Panasonic 'Vintage'

Acervo pessoal
Objeto interessante para os aficionados por audiofilia, o gravador Panasonic "portátil" fabricado no Japão permitia a seu usuário a gravação de entrevistas ou aulas sem pesar muito na mochila. Os itens que acompanham o aparelho são: cabo de força, microfone e uma capa de couro.

Claro que hoje em dia, dado o avanço tecnológico, esse gravador de portátil não tem nada se compararmos com as opções disponíveis no mercado. Entretanto ainda pode ser muito útil para aqueles que como eu, ainda conservam seus K7s em bom estado e precisam de um player para executá-los.

É muito difícil encontrar um aparelho desse em bom estado de conservação. Geralmente os cabeçotes e as correias estão em péssimo estado, necessitando de substituição. Mas se estiver inteiro, como é o caso desse da foto, a diversão é garantida.

A gravação pode ser realizada de duas formas: através do microfone externo, que permite ao usuário conseguir captações melhores sem precisar estar muito próximo do aparelho, ou através de um microfone embutido localizado ao lado do logo da empresa.

Acervo pessoal
O equipamento é mono e possui um alto-falante de boa qualidade. Isso permite que ele funcione de forma independente, ou seja, não necessita estar acoplado a outro aparelho para funcionar - embora isso também seja possível de fazer - basta ter uma fonte de alimentação. Ela pode ser de três tipos: alimentação direta na rede elétrica (tomada) por meio de cabo de força incluso, 4 pilhas médias ou fonte de 9 volts (não inclusa).

Alimentação, entrada e saída

O gravador disponibiliza uma entrada para microfone e uma saída "monitor" que permite que ele seja ligado por meio de um cabo com uma ponta P2 (a outra ponta vai depender do aparelho externo. Pode ser P2, P10 ou RCA) a uma potência ou receiver externo. Esse recurso monitor é bem útil para amplificarmos o som do aparelho além de conferir-lhe maior qualidade auditiva pois ele fará uso da amplitude estéreo desse equipamento externo. Mas muito cuidado ao realizar essa ligação! Se o aparelho externo for muito potente, procure manter o potenciômetro do gravador em um volume baixo para não correr o risco de queimar a saída.

Apesar de não possuir um equalizador de som, é possível fazer um ajuste fino na qualidade do áudio através do potenciômetro Tune. Através dele é possível aumentar ou reduzir o ganho sonoro de modo a permitir melhorias e evitar os terríveis sons "rachados".

Os cabeçotes são de fácil acesso, limpe-os com uma certa regularidade para conservar o aparelho. Evitar colocar fitas K7 mofadas, emboloradas ou "duras" aumenta a vida útil do aparelho.

Tone e Volume
Existe uma versão "nacionalizada" desse aparelho, ou seja, uma empresa brasileira pagou pelo direito de montar esse gravador por aqui e incorporar sua própria marca nele, a extinta National. Apesar de em tese ser o mesmo aparelho, algumas diferenças podem ser notadas: a qualidade inferior do acabamento da carcaça e as ausências do Tone e da possibilidade de alimentação por fonte de 9 volts.

P.S. Esse belo aparelho nos foi doado pelo senhor Matsuo Yamamoto, um gentil técnico de eletrônica, para ser utilizado em seções de musicoterapia pela minha esposa Flávia B. Nogueira. Para conhecer mais sobre o trabalho de musicoterapia desenvolvido por ela visite seu blog: Música & Saúde

Confira o portátil em ação!


Um comentário:

  1. Eu tive um destes no final dos anos 70 e início dos anos 80 - que saudade...há uns anos atrás ainda guardava este microfonezinho...

    ResponderExcluir