Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Rush - 2112

Foto da Internet

Junte Alex Liefeson (ótimo guitarrista), com Geddy Lee (vocalista, tecladista e um dos maiores baixistas do rock) e Neil Peart (o melhor baterista de rock de todos os tempos) e você terá a banda que elevou, em termos técnicos, o rock progressivo ao seu auge: RUSH.

Outras bandas, depois tentaram superá-los, como o Dream Theater nos anos 90, mas produziram apenas monstros eruditos e sem alma (pelo menos é isso o que sugerem alguns críticos ranzinzas). Pois é, o ápice já foi alcançado, resta-nos apenas igualá-lo (com muito esforço!), ou inventar coisa nova.

Se você é estudante de música, na guitarra, passará por eles no nível intermediário. No baixo - o avançado; na bateira, só no mestrado e o vocal, nem tente pois é inimitável.

Apesar disso, poucos entenderam a proposta da banda nos anos setenta e se não fosse esse disco, talvez tivessem ficado pelo caminho.

A faixa 2112 é megalomaníaca - mais de 20 minutos de histórias meio malucas sobre realidades alternativas, religiões fictícias e ideias metafísicas. Tudo isso em cima de um instrumental primoroso.
Em geral, as letras do Rush são difíceis de captar as mensagens, mas são bem criativas, típicas de nerds (como eu) que adoram ficção científica.

Outros destaques são os hits "A Passage To Bangkok" e "Something For Nothing", além da tentativa de ser comercial (estavam com a corda no pescoço!), "Tears".

Como Alex Lifeson além da guitarra tocava violão de seis e de doze cordas e Geddy Lee tocava baixo, teclado, violão de nylon e cantava, além de Peart na bateria e percussão; ouvindo o disco dá impressão que tem uma multidão tocando e não apenas três caras.

2112 (lançado em 1976) - Um dos melhores discos de rock progressivo de uma das bandas de rock que mais gosto.
Sem dúvida recomendo!


*Publicado originalmente em 28/09/2009

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nunca escutei este disco por motivos óbvios - minha quase fobia a discos progressivos. Conheço bem o Rush até 1985...depois não corri mais atrás. Apesar disto, estive no show antológico deles no Maracanã!
    Os melhores trabalhos deles são o "Moving pictures" e "Grace under pressure". Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de gostar dos discos que citou, ainda gosto mais do 2112. É o disco da minha vida, pois sou do dia 21/12 de 1976 (ano de lançamento do disco) kkkkkkkk.

      Excluir