Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Tex, o heroi italiano do velho oeste

Minhas primeiras experiências com a leitura se deram muito cedo com as famigeradas (na época) histórias em quadrinhos. Com elas, aprendi muito sobre história, mitologia, o significado de termos diversos, costumes e condutas.

Cada vez mais interessado, procurei conhecer vários títulos que foram desde a Turma da Mônica até as linhas mais adultas como as do selo Vertigo (DC Comics) e as Graphic Novels. Fascinado por essa rica fonte de conhecimento, colecionei todas que pude. No decorrer de minha vida, fiz e desfiz algumas vezes estas coleções e hoje, na altura dos meus 40 anos de idade, me orgulho muito da minha ainda incompleta coleção de revistas do Tex.

Para quem não conhece, o Tex Willer é um personagem criado em 1948 pelos italianos Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, devido à fascinação que o primeiro tinha pelo Western estadunidense.

Sua origem é como um vaqueiro do Texas que junto com seu pai e irmão, tentavam viver a vida tranquilamente, até que um bando de criminosos mexicanos roubam sua fazenda e assassinam seu velho pai. Tex segue em seu encalço nos territórios mexicanos e faz justiça com as próprias mãos. Sendo perseguido como um criminoso, passa a viver em um circo onde desenvolve diversas habilidades. No decorrer das histórias, acaba recebendo o perdão por seus crimes a auxilia o exército nortista (por seus princípios de igualdade racial) na guerra de secessão como batedor, sem lutar contra seus compatriotas sulistas. Suas aventuras o acabam levando a conviver com o povo indígena dos Navajos, com quem faz grande amizade ao ponto de se casar com a filha do chefe e, após o falecimento deste, torna-se o (improvável) chefe de toda a nação Navajo. Com o tempo, se torna um Ranger e junto com seus fiéis amigos Kit Carson (personagem histórico), Jack Tigre (um índio Navajo) e seu filho Kit Willer, lutam pelas pradarias contra os inimigos da lei e da justiça.

PRINCÍPIOS E ENREDO

Tex tem grande senso de justiça e utiliza todos os métodos ao seu alcance para obtê-la, mesmo que para isso tenha que se aliar com indígenas contra os brancos ou vice-versa. Consegue desbaratar os esquemas dos poderosos especuladores de terras, escapar de diversas armadilhas e conhece como ninguém a natureza humana. É um amigo fiel que nunca deixa seus companheiros sem auxílio, mesmo que para isso tenha que cavalgar até o longínquo e gelado Canadá, ou ao agitado leste estadunidense.

Também é comum Tex ter que lidar com o sobrenatural, governantes, exército, personagens históricos como Wild Bill, Buffalo Bill, General Custer, Jerônimo, Cochise, etc.; assim como paleontólogos, historiadores e arqueólogos.

As histórias consistem em dissolver grandes mistérios e conspirações, sempre com muita ação e bravura.

SOBRE A REVISTA

As aventuras de Tex começaram a ser publicadas no Brasil em 1971, trazidas pela extinta Editora Vecchi. Depois passou às mãos da RGE, Globo e atualmente é publicada pela Mythos. Provavelmente é a única revista com tanto tempo de publicação que mantém sua sequência numérica até hoje (se aproxima do número 600!).

Por tradição e para destacar as belas obras dos desenhistas da revista, suas edições saem até hoje em preto e branco, embora recentemente tenha sido lançada uma coleção de luxo em cores.

 Além da edição normal, também são publicadas as séries Tex Coleção, Tex Gigante, Almanaque Tex, Tex Ouro, Tex Edição Histórica entre outras.

Atualmente, mantenho em meu acervo mais da metade das numerações da edição "normal" e sempre que visito alguma cidade, garimpo nos sebos edições antigas para minha coleção.

Minha esposa Flávia, um dia pegou uma revista para ler e foi contaminada pelo prazer desta leitura. Hoje ela é minha parceira na leitura e coleção, o que faz com que fique ainda mais agradável ler e colecionar as aventuras de Tex e seus pards.

Não quer experimentar? Você encontra as edições do Tex em praticamente qualquer banca de revistas pelo país.

Deixarei mais para futuros artigos, pois é chegada a hora do almoço e como Tex costuma dizer quando chega em algum saloom após longa viagem no lombo de um cavalo: "Garçom! Quero um bife de três dedos de altura, sepultado em uma montanha de batatas fritas, acompanhado do seu maior copo cheio de cerveja gelada!"

Adiós amigos!

5 comentários:

  1. Perfeito só um complemento se me permitir,para depois do almoço voce tiver uma torta de maçã eu o elegerei o principe dos cozinheiros...rsrs...assim diz o grande Aguia da noite e seu parça Cabelos de prata...rsrs...abraço...parabens...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito só um complemento se me permitir,para depois do almoço voce tiver uma torta de maçã eu o elegerei o principe dos cozinheiros...rsrs...assim diz o grande Aguia da noite e seu parça Cabelos de prata...rsrs...abraço...parabens...

    ResponderExcluir
  3. Complemento perfeito, amigo! Obrigado por não deixar passar! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, linda matéria, apenas FAÇA UMA CORREÇÃO, o tex apareceu aqui no Brasil em 1948 ( Na revista chamada JUNIOR - Editora Rge ). Ficando até o ano de 1953. Depois parou e volta em 1971 pela vecchi como você disse. Att... João Tex Tatui - Sebo e Gibiteca Tunel do Tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas correções João! É gratificante receber elogios de um especialista no assunto. Abraços!

      Excluir