![]() |
Acervo pessoal |
O Filme
Lançamento: 1980
Direção: William Cobbett
Roteiro: Meseu Casado e William Cobbett
Elenco: Maria Zilda Bethlem e Tony Ferreira
O palhaço Carrapicho, a trapezista Irma e o filho do casal integram o elenco de um grande circo. Ela se prepara com afinco para o seu número mais difícil: o salto triplo no trapézio. Abalada por ter sido vítima de assédio, ela salta para a morte, e o marido, deprimido, não consegue mais ser palhaço. Para a decepção e desgosto do palhaço, o filho decide seguir os passos da mãe - Maria Zilda Bethlem, fazendo sua estréia no cinema. O filme foi realizado em 1976, mas lançado somente em 1980. (Fonte)
O Disco
Lado A
1- Solo sax
2- Trapézio da Morte
3- Queria ser
4- Os Boêmios
5- Marcha Final
Lado B
1- Toureiros
2- Mulher na corda
3- Báscula
4- O Mágico
5- Marcha Fúnebre
Na contracapa do disco temos uma breve biografia do compositor Aírton Barbosa e uma descrição de como foi o processo criativo da trilha sonora. O compositor tinha acabado de saber que estava com câncer já em estágio avançado quando foi convidado a compor a trilha. Apesar de ser aconselhado a não pegar esse trabalho, Airton, que tinha acabado de sofrer cirurgia e começava as seções de quimioterapia, aceita a função como o seu trabalho final.
"Imaginava uma grande orquestra, para o trabalho que ele sabia ser o seu canto do cisne. Decepção... a verba era mínima. Tinha mesmo que se contentar com uma bandinha circense." (citação da capa do disco)
Vida de artista no Brasil é sempre uma luta descomunal... Mesmo assim ele faz um belo trabalho. Quem tem essa raridade pra rodar na vitrola sabe do que estou falando!
Bacana esta resenha, hein?
ResponderExcluirNunca soube deste filme...e a trilha sonora deve ser muito boa pela sinceridade com que foi feita! Este filme se encontra nas locadoras?
Rodrigo, eu te indico a trilha do filme "Abril despedaçado" de Walter Salles, o melhor filme nacional de todos os tempos em minha opinião. Saudações.
Obrigado!
ExcluirEu também não conhecia o filme. Na verdade ainda nem assisti... Não sei se existe em mídia física, talvez no Youtube. Já o disco é bem bacana. Todo instrumental e com temática circense na maioria das faixas.
Valeu pela indicação de filme. Vou conferir!