Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Airton Barbosa - Trilha sonora do filme O Grande Palhaço

Acervo pessoal

O Filme

Lançamento: 1980
Direção: William Cobbett
Roteiro: Meseu Casado e William Cobbett
Elenco: Maria Zilda Bethlem e Tony Ferreira

O palhaço Carrapicho, a trapezista Irma e o filho do casal integram o elenco de um grande circo. Ela se prepara com afinco para o seu número mais difícil: o salto triplo no trapézio. Abalada por ter sido vítima de assédio, ela salta para a morte, e o marido, deprimido, não consegue mais ser palhaço. Para a decepção e desgosto do palhaço, o filho decide seguir os passos da mãe - Maria Zilda Bethlem, fazendo sua estréia no cinema. O filme foi realizado em 1976, mas lançado somente em 1980. (Fonte)

O Disco

Lado A
1- Solo sax
2- Trapézio da Morte
3- Queria ser
4- Os Boêmios
5- Marcha Final

Lado B
1- Toureiros
2- Mulher na corda
3- Báscula
4- O Mágico
5- Marcha Fúnebre


Na contracapa do disco temos uma breve biografia do compositor Aírton Barbosa e uma descrição de como foi o processo criativo da trilha sonora. O compositor tinha acabado de saber que estava com câncer já em estágio avançado quando foi convidado a compor a trilha. Apesar de ser aconselhado a não pegar esse trabalho, Airton, que tinha acabado de sofrer cirurgia e começava as seções de quimioterapia, aceita a função como o seu trabalho final. 

"Imaginava uma grande orquestra, para o trabalho que ele sabia ser o seu canto do cisne. Decepção... a verba era mínima. Tinha mesmo que se contentar com uma bandinha circense." (citação da capa do disco)

Vida de artista no Brasil é sempre uma luta descomunal... Mesmo assim ele faz um belo trabalho. Quem tem essa raridade pra rodar na vitrola sabe do que estou falando!

2 comentários:

  1. Bacana esta resenha, hein?
    Nunca soube deste filme...e a trilha sonora deve ser muito boa pela sinceridade com que foi feita! Este filme se encontra nas locadoras?
    Rodrigo, eu te indico a trilha do filme "Abril despedaçado" de Walter Salles, o melhor filme nacional de todos os tempos em minha opinião. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Eu também não conhecia o filme. Na verdade ainda nem assisti... Não sei se existe em mídia física, talvez no Youtube. Já o disco é bem bacana. Todo instrumental e com temática circense na maioria das faixas.

      Valeu pela indicação de filme. Vou conferir!

      Excluir