Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Projeto Sala Sons, Filmes & Afins (SF&A)

Imagem da Internet
Aqui dou início a uma série de postagens onde mostrarei meu projeto de sala multimídia. Sim, apesar de ser incrível ter uma sala que emule a Bat-Caverna como a da foto acima, a ideia é ser menos onírico e mais pés-no-chão. Embora eu reconheça que mesmo assim esse projeto atualmente faça mais parte do reino dos sonhos do que da realidade que minha condição financeira possa me proporcionar. Enfim, o projeto é uma espécie de meta futura, um objetivo a ser atingido. Quem sabe um dia, certo? 

O que veremos nessa série não é só a arquitetura do lugar, ou apenas o mobiliário, mas sobretudo os equipamentos e objetos do desejo, como set de som e de TV, itens colecionáveis e demais componentes que gostaria de ter nessa sala.

A disposição da sala

Uma sala estritamente para vídeo exige um espaço adequado para atender confortavelmente. Isso exige sofás ou poltronas confortáveis. Já uma sala estritamente para música exige um espaço com uma acústica privilegiada, o que faz com que ambientes aconchegantes cheios de tapetes e almofadas, além dos já citados sofás e poltronas, sejam inadequados pois esses materiais prejudicam a qualidade sonora emitida por qualquer aparelho de som, por melhor que ele seja. Sendo assim, temos uma incompatibilidade. Não dá para ter no mesmo ambiente Sons & Filmes, vou ter que compartimentar: um ambiente da sala para Sons e outro para Filmes.

Estúdio

Sala de cinema

Se pensarmos unicamente em qualidade, uma sala  ideal para Sons deveria reproduzir perfeitamente a aridez de um estúdio de gravação. Por outro lado, a qualidade máxima exigida para uma sala de Filmes seria a cópia do que faz as salas de cinema mais conceituadas. Para mim, nenhum dos dois modelos seriam a melhor coisa, ou, mais precisamente, o que de fato desejo. O que quero são ambientes que preservem o conceito de sala de "estar", ou seja, ambientes que têm uma especificidade, mas que privilegiem o prazer de estar lá e não unicamente os Sons e Filmes. Claro que isso é completamente subjetivo, "o que é que você quer dizer com isso?" - você poderia me perguntar. Talvez seja mais prático responder com exemplos. O ambiente de Sons deverá ter um cuidado com a acústica, mas sem abrir mão do conforto e o ambiente de Filmes, ao invés de poltronas voltadas unicamente para a TV e dispostas lado a lado, deverá haver amplos e confortáveis sofás e algumas poltronas "multi-reclináveis" para que ambas as experiências sejam possíveis, assim como uma maior integração possível entre as pessoas que frequentarem a sala.

Não podemos esquecer que além dos Sons & Filmes, ainda temos que pensar nos Afins, ou seja, como dispor na sala as diversas coleções (LPs, CDs, VHSs, K7s, BDs, DVDs, HQs, livros e etc) e itens afins como pôsteres, actions figures e mais outras coisas legais. As coleções e itens referentes a áudio deverão ser alojadas no ambiente de Sons e as de filmes e series no ambiente de Filmes (desculpe pela obviedade). Já as outras coleções que não são uma coisa e nem outra servirão justamente servir para dividir os ambientes da sala.

Bem, por enquanto é isso. A partir da próxima postagem dessa serie começarei a "mobiliar" a sala com os itens dos desejos que quero ter na sala e bolar a sua decoração.

E você, já tem a sua sala de Sons, Filmes & Afins prontinha? Compartilhe conosco! Como eu, ainda não tem, mas já pensa num projeto? Compartilhe também! Deixe um comentário!

Até a próxima.

4 comentários:

  1. O primeiro passo para realizar algo é sonhar, a 2 anos atrás eu sonhei em ter uma salinha dedicada a filmes e após muito esforço eu consegui,sonhe também e você vai realizar,ótimo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Manager e sonhar não custa muito né? Um passo bom pra começar a realizar as coisas também é planejar e pesquisar pra poder ter foco no que quer.

      Bacana que conseguiu! Compartilha umas fotos pra inspirar o projeto!

      Obrigado pela visita, abraço!

      Excluir
  2. Ah, eu também quero uma. Aqui em casa a coisa é meio caótica, mas funciona bem. O toca discos, cd player, equalizador e receiver estão no escritório, junto com duas caixas bookshelf da Infinity ligadas no canal A que dão para o gasto. Mas o som de qualidade aparece mesmo na sala, que além da TV tem duas grandes e lindas caixas da Gradiente ligadas no canal B. A engenharia da coisa causa um deslocamento, mas dá para o gasto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece um belo set Alexandre. Ainda não sei direito quais serão os equipamentos dessa sala dos sonhos que pretendo montar. Logo vou fazer uma enquete pra poder ajudar a definir. Conto com sua ajuda!

      Excluir