Já viu o meu canal no YouTube? Inscreva-se!

Vendinha do Tiozão do Vinil

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O que é análise musical?

Foto da Internet
Análise musical é a identificação dos elementos formadores de uma música. Ela é fundamental para que se possa emitir os conceitos de "boa" ou "ruim".

Sempre que ouvimos música, imediatamente somos compelidos a fazer uma análise dela. A primeira coisa que vem a mente é se ela nos agradou ou não, isso não deixa de ser uma primitiva (instintiva) forma de análise. 

Diante desta resolução, algumas pessoas se dão ao trabalho de conjecturar quais as razões dela ser boa ou ruim, muitas vezes sem se dar conta de que essa avaliação é parcial e individual, ou seja, ela é boa ou ruim para você e não de fato.

Penso que a maneira mais efetiva para se provar que uma música é boa ou ruim de fato é através de uma análise musical mais profunda.

Mas como seria isso? Uma sugestão.

Em primeiro lugar não se emite esse tipo de julgamento para um gênero musical inteiro, por exemplo: o Axé Music não presta, isso mostra apenas a ignorância do sujeito que proferiu tal juízo. Deve-se analisar caso a caso. Se você ler algum crítico fazer esse tipo de afirmação, não o leve a sério, ele não merece.

Em segundo lugar, deve-se tentar reconhecer a qual estilo(s) musical(is) tal música pertence. Feito isso, deve-se conhecer os fundamentos do(s) estilo(s), tanto em termos de estrutura quanto de estética, se não houver esse conhecimento, não faça a análise, seja ela positiva ou negativa, estará embasada em preconceitos.

Opinião sem conhecimento de causa deve ser tratada como palavras ao vento.

A partir daqui, o analista poderá escolher os critérios que serão utilizados, esse passo é muito importante pois a conclusão da análise será de acordo com esses critérios, por exemplo, se o critério para a análise for a técnica, a música analisada será boa ou ruim apenas em referência a esse critério, mas poderá ter um juízo diferente se o critério analisado for outro. Leve em conta o estilo ao qual pertence a música, não faz o menor sentido analisarmos a técnica de uma música sertaneja tendo como parâmetro a técnica do jazz.

Escolhidos os critérios, defina seu método. Você pode ser pragmático - monte uma planilha com os critérios e espaços para o preenchimento de suas observações. Ouça com atenção mais de uma vez e repita trechos para perceber melhor. Você pode ser empírico (dependendo dos critérios analisados, isso pode não ser possível) - convide alguns amigos, de preferência que gostem do estilo para ouvir junto com você e observe suas reações. Tente racionalizar suas sensações e a de seus amigos para notar o impacto que a música causou. Se interesse pelas reações causadas no público em geral, através da mídia.

Procure opiniões de especialistas, amantes e detratores do gênero, "penere" os argumentos e confronte-os com suas impressões, reações, constatações e observações. Na análise empírica tente se isentar se a sua reação for minoritária, não a tome como primordial, lembre que sua análise é da música e não de si mesmo. 

Escreva sobre suas conclusões deixando claros seus métodos e critérios e proponha a discussão. Esteja aberto às opiniões e mude de ideia se seus argumentos forem suplantados por outros melhores e mais embasados. Seja humilde, tenha em mente durante todo o processo que você não é o dono da verdade, mas sim o sujeito que está em busca dela. O objetivo final não é você estar certo, mas encontrar o certo!

Sempre que chego a alguma conclusão, costumo dizer que "no momento penso isso", pois não tem nada de errado em mudar de opinião posteriormente se novos elementos forem apresentados.

*Postado originalmente em 18/02/2011

onclu

2 comentários:

  1. Gostei do texto. A cada disco que resgato da minha coleção para postar no blog faço esse exercício. Certas vezes não é fácil traduzir em palavras o que se ouve. De qualquer forma, uma observação sua é corretíssima, falar de forma geral que um determinado estilo não presta é a mais pura ignorância musical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu me concentro na audição pra tentar fazer uma análise, outras vezes coloco um som só pra me divertir mesmo. Como eu digo na postagem "Você realmente gosta de música?", acho que as duas formas são válidas e prazerosas.

      Realmente é difícil muitas vezes expressar em palavras o que ouvimos, mas uma coisa que pode ajudar nisso é o estudo da teoria musical. Vários termos e convenções foram criados pra facilitar a comunicação. Abs!

      Excluir